Artigos

Porquê negócios conscientes são, de fato, o melhor negócio

July 10, 2024

Negócios conscientes

Refletindo essa transformação de valores, apresentam-se novos paradigmas de mercado; As empresas existem para servir a sociedade e prestam contas dos impactos da sua existência. Elas são estruturadas como oportunidades de usar a força do mercado para resolver problemas sociais e ambientais.

Sustentabilidade incutida na verdadeira razão de existir das companhias prova ser não somente viável e escalável, mas também rentável, pois enxugam custos com desperdício e ganham a preferência do consumidor, dos colaboradores e de investidores. Em 2018, Larry Fink, executivo-chefe da Black Rock (gestora de investimentos que administra mais de 6 trilhões de dólares) enviou uma carta aos seus investidos desafiando-os a prosperarem para além do desempenho financeiro: "...Devem, isso sim, fazer com que esses bons resultados contribuam positivamente para a sociedade".

Uma questão de reeducação

Experimentamos um momento histórico de mudança, no qual, cada vez mais bem informadas, as pessoas abandonam a visão estreita e linear das suas escolhas de consumo para adotar um posicionamento sistêmico; compreendem a origem, a composição e o fim dos recursos que estarão sob seus cuidados.  As dinâmicas de mercado irão evidenciar cada vez mais o mindset abrangente dos seus atores nas próximas décadas.

Acontece, porém, que toda transformação cultural leva tempo e arcamos com o prejuízo de uma curva de aprendizado lenta e perigosa, já que muitos dos efeitos colaterais das pegadas que deixamos são irreversíveis. Sem falar de toda saúde e experiência de vida que jogamos fora preenchendo nosso tempo com tudo aquilo que não importa ou pior, nos envenena.

Portanto não podemos esperar que mudança aconteça. É na escolha individual e cotidiana que tecemos a realidade coletiva e compartilhada acelerando a construção da sociedade consciente. O consumo responsável é resultado de uma seleção coerente e persistente de atitudes que se desdobram em contribuição para a economia regenerativa. Optar por comprar menos e bens duráveis, reutilizáveis, recicláveis, de uso compartilhado, não tóxicos, orgânicos deve ser um posicionamento renovado diariamente.

No exercício dessa nova mentalidade vamos encontrar espaço, recursos e tempo para viver nossa história de maneira mais completa. Perceberemos o que realmente nos traz sentido e realização  e desfrutaremos da prosperidade financeira e material como um dos aspectos da vida a serem cultivados com abundância e responsabilidade.

Leia também